18.3.09

Sobre cliques e impostos

Os leitores desse blog que precisam declarar imposto de renda sabem que ir no site da Receita Federal e fazer o download da porra do programinha usado pra esse fim é um cu. Primeiro que o site é lotaaaaado de informação e você acaba se perdendo (porque não sabe se acessa a área de downloads via menu ou se caça o programa entre os 200 mil links da página). Depois, quando você finalmente encontra o link que vai te levar ao programinha, você precisa de CINCO (sim, eu disse CINCO) cliques pra chegar, finalmente, ao download do instalador!

Quando eu comecei a trabalhar com Web a primeira coisa que eu aprendi é que se um usuário entra num site e precisa dar mais que 3 cliques pra chegar à informação que procura ele já começa a perder o interesse. Mas a Receita Federal pode, né? Afinal de contas não é uma questão de querer ou não fazer a declaração do imposto. Acho até que eles fazem isso de propósito, só pra sacanear o trouxa do contribuinte. Tipo, "vamos fodê-lo duas vezes, primeiro com a burocracia desnecessária do nosso site e depois com a mordida do leão".

Eles conseguiram. Eu pelo menos fiquei puto com tanto clique!

(Isso porque eu nem mencionei que se você vai fazer a declaração do IR pela primeira vez tem que baixar um tal de Receitanet. E tome mais cliques!)

2 comentários:

Garota Enxaqueca disse...

eciswo declarar e só de pensar nas palhaçadas ae eu já cansei.... é igual ligar pra telemarketing

Rafael Kuvasney Marcolin disse...

isso quando vc consegue. Pq se o seu receitanet é de 2008, ai não aceita a declaração de 2009. E, se por um acaso, vc instalar o programa duas vezes, vc perde o que tinha na primeira. É uma MERDA