13.6.09

Poupatempo? Onde?

Eu fiquei com um pouco de preguiça de escrever sobre minha experiência mais recente com o Poupatempo... mas aí fiquei pensando tanto nisso que achei válido compartilhar com o mundo.

Recentemente fui renovar minha carteira de motorista no Poupatempo. Saí de lá achando que o nome "Poupatempo" é de um sarcasmo sem tamanho. Tipo, levei três malditas horas pra poder mostrar meia dúzia de documentos num guichê, pagar uma taxa (que poderia muito bem ser cobrada no mesmo guichê) e, finalmente, deixar os documentos com um atendente que simplesmente carimbou minha carteira atual e me disse pra buscar em 5 dias corridos.

Vejam que emocionante: decidi ir ao Poupatempo um dia depois do feriado de Corpus Christi pensando (como 97% da população do mundo, pelo que eu percebi) que não teria ninguém na cidade e que eu seria atendido rapidamente. Acho que eu nunca vi tanta gente reunida num só lugar! E, tenho que mencionar, uma gente feia pra cacete! E lerda! Legal, comecei bem o dia!

Estava prestes a entrar numa fila quando uma daquelas moças com o coletinho de "posso ajudar?" (tá, ela não tinha um coletinho, mas vocês entenderam) me pergunta se eu estou com todos os documentos necessários pra fazer a renovação da carteira. Aí eu descobri que eu precisava levar as cópias dos documentos também (tá, culpa minha por não ter me informado antes). Lá vou eu correndo até um lugar lá fora do Poupatempo que faz xerox -- e aí cabe uma sugestão: já que a ideia do Poupatempo é centralizar os serviços num único lugar, que tal montar também um quiosque dentro do Poupatempo onde se possa tirar xerox, fazer fotos etc?

Tirei as cópias, mostrei todos os documentos no primeiro balcão e ganhei a senha B1160... e aí vou pra sala de espera e descubro que as senhas B ainda estão no número 1086 -- e que eles estão chamando tipo umas 6 senhas a cada 20 minutos! Enquanto isso tá lá meu carro na Zona Azul, com uma única folhinha -- lá vai o bobo de novo sair do Poupatempo pra poder comprar outra folhinha...

Passou uma hora... a segunda hora começou a passar também... e a senha ainda tava no B1115! É... ainda tinha um longo caminho pela frente... e mais uma folhinha da Zona Azul estava prestes a vencer. Mais uma vez vou correndo até o carro. Quando volto a senha "já" tinha pulado para B1127. Falta pouco! Será?

(Ah, e eu tenho que mencionar outra coisa: quanto mais gente junta num lugar, maiores as chances de você encontrar pelo menos um burro! Teve um cara que chegou ao cúmulo de estar na sala de espera e me perguntar se era lá que ele tinha que esperar a senha dele ser chamada. Aí quando eu olho o papelzinho que ele está segurando e confiro com o painel percebo que tinham chamado a senha dele -- e aí ele também olha pro papel, olha pro painel e olha pro papel de novo com uma cara de Homer Simpson... e nem se dá conta de que já era hora dele ser atendido! Juro que fiquei com vontade de gritar "vai ser burro assim na putaquipariu, hein, meu filho?" mas me segurei.)

É... não faltava tão pouco assim... ainda demorou uns 15, 20 minutos. Finalmente minha senha é chamada e lá vou eu pro guichê. Tipo, umas duas horas e meia pra uma tia pegar meus papéis, olhar, grampear, me devolver e me dizer que eu ainda tinha que ir ao banco do Poupatempo pra pagar uma taxa! "Tia, meu dinheiro tá trocado, é só a senhora pegar e me dar um recibo!", foi o que eu quase falei. Mas aí respirei fundo e fui lá pegar uma fila quilométrica no banco. A sorte é que tinha bastante gente atendendo nos caixas e não fiquei mais que 20 minutos por lá. Paguei a taxa, corri de volta pro Detran (a terceira folhinha da Zona Azul já estava pra vencer) e fui deixar a papelada num outro guichê. Mais uma fila...

Finalmente chega minha vez e o tiozinho do guichê pega meus papéis, confere, carimba umas coisas e devolve minha carteira com um número de protocolo. Ufa, consegui! Volto correndo pro carro e vou pro trabalho.

Aí eu fico pensando... se demorou tudo isso e eu poupei tempo, imagina se eu fosse resolver da forma mais lenta!

4 comentários:

Adriano disse...

nossa!! isso sim é que eu chamo de burocracia. E eu que errei minha senha no banoce agora vou ter que implorar pro meu gerente e esperar que ele me passe um monte de seguro de vida seguro de cartão só para ele liberar novamente meu cartão... tenho certeza que os bancos fazem isso só pra conversar com o cliente...

Gostei daqui um lugar legal pra gente desabafar :-)
abraços e tenha uma adorável noite!

dri

O gerenciado disse...

Valeu, Adriano! Volte sempre! :-D

Zuza disse...

Outro dia uma amiga minha passou pelo mesmo problema e disse que o nome do lugar está correto, é POUPATEMPO mesmo! Poupou todo o tempo livre dela!

O gerenciado disse...

ahhahahhaha é, pensando por esse lado... hehehehhehe